Postado em 14 de Julho às 15h10

Algumas regras e dicas de sinalização para pilotagem em grupo

1- O piloto da frente ou (cabeça da formação) sempre deve ser sempre aquele com mais experiencia do grupo ou aquele que conhece melhor o caminho; Pilotos mais experientes na frente, menos experientes atrás (regra vale para todo o grupo).

2- O piloto cabeça da formação é responsável pela sinalização e orientação do grupo durante toda a viajem (veja figura). O piloto que vem atras, deve repassar as orientações ao imediatamente seguinte, e assim por diante.

3- A formação do grupo deve ser em triangulo, de modo a preservar areas de escape em todos os lados da moto em caso de frenagem ou desvio repentino. Nunca viaje lado a lado. (veja figura).

4- Nunca saia da formação ou mude sua posição no grupo sem antes avisar os demais. O piloto imediatamente seguinte deverá assumir sua posição.

5- A velocidade cruzeiro do grupo deve sempre ser determinada levando em conta a da moto menos veloz. se necessário, divida em dois grupos a fim de não sacrificar as motos menos velozes e também não entediar as mais velozes.

6- Nunca deixe carros ou pessoas estranhas ao grupo entrarem no meio da formação; É a receita perfeita para o desastre.

7- Programe os abastecimentos de todas as motos ao mesmo tempo (na saida e durante a viajem) a fim de evitar várias paradas aletórias, assim, você consegue um aproveitamento mais dinâmico do percurso.

Cortesia:

Banjo (Nomades)
ABUTRE´S MC BRASIL

Veja também

50 dicas para quem pilota motos06/05 1. Pense que ninguém te vê: Porque para a maioria dos motoristas, você é invisível, mesmo! Nunca faça um movimento imaginando que o outro motorista está vendo você, mesmo que você tenha acabado de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das cabeças de quatro rodas. 2. Seja paciente: As consequências de encarar um......
Museu da Motocicleta Motocar14/07 A Motocar acompanhou a evolução do mercado de motocicletas por mais de 45 anos e atualmente, por devoção à sua atividade, preserva e expõe motos e veículos antigos:...

Voltar para Blog