Postado em 06 de Maio de 2021 às 16h13

50 dicas para quem pilota motos

Motos (6)

1. Pense que ninguém te vê:
Porque para a maioria dos motoristas, você é invisível, mesmo! Nunca faça um
movimento imaginando que o outro motorista está vendo você, mesmo que você
tenha acabado de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das
cabeças de quatro rodas.

2. Seja paciente:
As consequências de encarar um erro ou uma disputa no trânsito começam mal e
sempre acabam PIOR. Finja que foi a sua mãe que fez aquela barbeiragem e
perdoe a falha.

3. Ponha roupas para encarar um acidente:
Não uma piscina ou uma festinha,com certeza, a padaria do bairro é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém está planejando comer asfalto, está? As roupas modernas de tecidos ventilados significam que 40 graus à sombra não são desculpa para camisetinhas e shortinhos de surfista (aliás, você sabe pegar onda, por acaso?)

4. Espere o melhor:
Mas esteja preparado para o pior, esteja pronto para uma fechada, para uma surpresa que nunca deve ser inesperada. Não existe apareceu de repente, veio do nada ou eu achei que ele ia. .

5. Deixe seu ego em casa:
As únicas pessoas realmente interessadas em saber se você estava mais rápido
que o outro na avenida são o policial e o Detran (multas).

6. Preste atenção no que está fazendo:
Tem um ônibus na sua frente parando de repente para um tiozinho que fez
sinal em cima da hora. Se ligue!

7. Espelhos mostram só uma parte do ambiente:
Nunca mude de direção ou de faixa sem olhar para trás para confirmar que
você realmente pode virar ou mudar de faixa.

8. Seja paciente:
Espere mais um ou dois segundos antes de entrar na pista, começar a andar ou
sair para ultrapassar. Você é pego pelo que N?O VIU! Aquela olhadinha a mais
vai salvar sua pele.

9. Preste atenção na diferença de velocidade:
Passar por carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar
por um monte de carros parados é somente um jeito mais rápido de se machucar ou conhecer o hospital.

10. Cuidado com a calçada:
Um monte de surpresas acaba chegando das calçadas: sacos com objetos dentro,
pregos, antenas de TV, tijolos, escadas, sofás velhos, escolha o que quiser!
Procure problemas nos cantos e não ande junto à calçada, você está no
tráfego.

11. Carros entrando à esquerda:
São os maiores causadores de acidentes com motociclistas, não ache que o motorista vai esperar passarem todos os motociclistas antes de se enfiar à esquerda, não. Eles também estão tentando ser rápidos!

12. Cuidado com veículos passando no vermelho:
Os primeiros segundos após o sinal mudar são os mais perigosos. Olhe SEMPRE
para os dois lados antes de cruzar o semáforo depois de aberto.

13. Olhe sempre os retrovisores:
Olhe os espelhos retrovisores sempre que mudar de faixa, diminuir a
velocidade ou parar. Esteja pronto para se mover se o outro veículo for
ocupar o espaço onde você está.

14. Deixe espaço na frente:
No Brasil se anda sempre MUITO colado. A regra geral que se usa pelo mundo é
de 3 segundos de distância do veículo da frente. Melhor ainda se você
observar tudo que aparecer na sua frente para os próximos 12 segundos (no
horizonte). Todos os seus problemas estão aí dentro desses espaços.

15. Cuidado com os carros equipados:
Eles são rápidos e seus motoristas são agressivos. Não imagine que você
passou por ele e que está tudo resolvido, ele está logo aí atrás. Você pode
acabar como um novo enfeite na grade frontal do carrão dele.

16. Entrar em curvas em alta velocidade pode machucar:
É a maior causa de acidentes com motociclistas sozinhos e em estradas
sinuosas e pistas de corrida.Desenvolva primeiro suas habilidades Entre devagar, saia rápido é há muitos anos a regra dos campe?es das pistas.

17. Não acredite num milagre da polícia florestal:
Se na área onde você está podem aparecer animais, não vá pensar que a
polícia rodoviária ou florestal vai conseguir tirar cada um deles da sua
frente. Vá devagar, olhe para as margens da Estrada e fique vivo.

18. Ainda não está muito tarde:
Para você começar a usar os dois freios o dianteiro faz a maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada das curvas pode acalmar uma moto nervosa.

19. Mantenha SEMPRE:
Alguns dedos sobre o freio dianteiro,economize um segundo no tempo de reação, a 85 km/h e você pode parar 30 metros antes (e talvez até conseguir escapar do impacto). Pense nisso!

20. Olhe para sua trajetória:
Use o milagre da fixação de objetivo em seu próprio benefício. As pesquisas
mostram que a moto vai para onde você olha, então olhe para a solução no
lugar de olhar para o problema.

21. Mantenha seus olhos em movimento:
O tráfego está sempre mudando. Portanto, continue sempre procurando por
problemas. Não trave seus olhos em um só ponto por muito tempo, a menos que
você esteja realmente em problemas sérios.

22. Pense antes de agir:
Avalie com cuidado a situação quando pensar em ultrapassar rapidinho aquele
táxi está a 15 km/h numa área com limite de 60 km/h, ou você pode acabar com
sua cabeça dentro do carro que virou à esquerda DO NADA.

23. Não olhe para o chão levante sua cabeça:
É sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o problema está a 10 metros.
Olhe bem lá longe e mude a direção.

24. Preste atenç?o em seu caminho:
A maioria dos acidentes acontecem durante os primeiros ou os últimos 15 minutos de seu trajeto, abaixo de 60 km/h, em um cruzamento ou via secundária.
É, exatamente, ali por onde você passa toda hora.

25. Pare totalmente em cada placa de PARE:
Isso, ponha seu pé no chão. Olhe de novo. Qualquer outra maneira de fazer
isso pode forçar uma decisão imediata, sob pressão e sem tempo para
identificar uma situação de risco.

26. Nunca entre as cegas num corredor de trânsito parado:
Os carros devem estar parados por alguma boa razão, e você pode não v?-la
até que seja tarde demais para fazer alguma coisa. Não ande a mais de 30
km/h acima da velocidade dos outros veículos. Se estiver a 40 km/h, você vai
ver que cair no meio do trânsito não é assim tão confortável.

27. Não abrace um urso!:
Se você pesa 50 quilos, por favor não tente rodar por aí em uma
estradeira monstro de 400 kilos! Se você tem só um metro e meio de altura,
tem certeza que precisa uma altíssima big trail? Pega leve!

28. Procure pelas portas de carros que se abrem no tráfego:
Acertar um carro que desvia de uma porta aberta é exatamente tão dolorido
quanto o primeiro caso.

29. Não entre num vício de cruzamentos iguais:
Procure placas de PARE mesmo depois de uma longa série de esquinas em
preferência para você. Se você está imaginando que o tráfego vai parar pra
você, vai acabar encarando uma surpresa no mínimo bem dolorida.

30. Tenha espaço para se movimentar quando trafegar:
Pilotar dentro de um amontoado grupo de motos é um bom jeito de acabar no
meio do mato. Qualquer grupo de motos que valha a pena acompanhar terá um
ponto de encontro marcado á frente para reencontrar os desgarrados.

31. De tempo para seus olhos se acostumarem:
Vá devagar e com farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridão
ao sair de lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local
escuro também ajuda, senão você estará dirigindo ás cegas por uns 2 quilômetros!

32. Domine a meia-volta:
Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada
do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro

33. Quem colocou uma placa PARE no meio dessa subida?:
Não entre em pânico. Use o freio traseiro para manter a moto no lugar
enquanto usa o acelerador e embreagem com atenção para sair sem problemas.

34. Se parece escorregadio, então é mesmo!:
Um trecho de chão suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga? Cascalho?
Óleo? Pode não ser nada, mas é melhor diminuir ANTES de passar num chão liso ou escorregadio .Se não era nada, melhor.

35. BUM!!! Estouro de pneu! E agora?:
Sem movimentos bruscos. A moto não estará feliz embaixo de você, então se
prepare para usar um pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o
acelerador e use o freio bem leve com a roda boa (traseira ou dianteira) e
vá procurando a melhor direção para sair da pista. Agora, pode voltar a
respirar.

36. Pingos na viseira?:
Começou a chover. O asfalto apenas umedecido é muito mais escorregadio que
depois de uma forte chuva tropical, e você nunca sabe o quanto ele está
liso. Use máxima concentração, cuidado e suavidade nos controles.

37. Emocionado?:
Já dizia o velho ditado: Quando a cabeça não pensa, o corpo padece. As
emoções são tão fortes quanto qualquer droga, então observe a você mesmo
quando for sair. Se você está nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e
conte até 100 mil.

38. Vista roupas adequadas:
Ponha roupas que sirvam bem em você e ao clima. Se você está com muito frio
ou com muito calor ou brigando com uma jaqueta onde cabem dois de você, você
já está em problemas.

39. Deixe seu iPod em casa:
você não vai ouvir o caminhão de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda
Calipso. A única coisa que vai ficar atraente são seus fones de ouvido como
brinde para o pessoal da SALA DE CIRURGIA.

40. Aprenda a fazer desvios de emergência:
Esteja pronto para fazer dois desvios de emergência em seguida. Desvie de um
obstáculo pela esquerda e logo em seguida de volta à sua trajetória original
à direita, e vice-versa. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o
caminho e não para .

41. Seja suave em baixa velocidade:
De nada adianta sua enorme agilidade se você estiver devagar. Tire as forças
dos movimentos com um trabalho leve nos freios traseiros. Isso minimiza
muito indesejáveis transferências de peso e inércia, e facilita alinhar e
posicionar a moto exatamente onde e como desejamos.

42. Piscar luz de freio é uma boa:
As setas dos outros veículos te chamam a atenção porque piscam? Pisadinhas
leves no pedal ou toques rápidos no manete do freio dianteiro antes de
realmente frear sua moto vai alertar o tráfego atrás.

43. Cruzamentos s?o perigosos:
Então garanta suas chances,ponha outro veículo imaginário entre sua moto e o veículo à frente para evitar que outro veículo cruzando acerte você bem de lado. Diminua, assim,
pela metade a chance de acidentes.

44. Ajuste sua visão periférica:
Olhe para um ponto bem à sua frente. Agora procure ver as coisas ao seu lado
movendo apenas sua atenção, sem mover os olhos. Quanto mais você conseguir
ver sem virar os olhos ou a cabeça, mais cedo vai reagir aos problemas.

45. Sozinho num semáforo que não muda nunca?:
Se for um semáforo inteligente, você pode mudá-lo! Procure um fio sensor de
presença antes da faixa de pedestre (um quadrado riscado em preto no chão) e
posicione o motor da moto em cima dele (o sensor tem um campo magnético). Se
o semáforo não mudar, baixe o descanso lateral bem sobre o fio, que as suas
chances de mudá-lo para verde vão melhorar. Se não der, relaxe e espere,
você já tentou de tudo.

46. É mais difícil ver à noite:
Ajuste e limpe seus faróis e viseiras transparentes e tenha uma visão melhor
do que uma simples idéia do que está ali na frente. Ao anoitecer, troque
viseiras escuras pelas transparentes.

47. Não trafegue perto ou ao lado de caminhões:
Se um daqueles 18 pneus monstruosos estourar o que acontece com BASTANTE
FREQÜ?NCIA ele vai se transformar em vários projéteis de borracha e aço
violentíssimos. A não ser que você goste de brigar com uma chuva de
destroços, fique longe ou passe logo por ele.

48. Tire o pânico das paradas de emergência:
Desenvolva uma intimidade muito grande com seu freio dianteiro. Procure um
lugar deserto e seguro em asfalto liso e limpo. Faça centenas de frenagens
começando bem suavemente e freando cada vez mais forte até descobrir aquela
força na mão ideal entre a frenagem máxima e a roda travada (frenagem máxima
= pneus CANTAM ligeiramente, mas a roda N?O TRAVA). Repita isso com cuidado
MUITAS vezes até ficar muito bom. Pronto.

49. Tenha pneus adequados:
Nada do que você leu até aqui vai servir a não ser que você tenha os pneus
adequados. Não os subestime. Tenha certeza que eles estão bem calibrados
todo tempo. Procure cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido
a eles. Procure sinais de ressecamento e desgaste. Troque logo que puder, os
pneus são a essência da dirigibilidade.

50. Respire fundo Conte até 10. OU até 100.:
Desculpe e peça desculpas,de passagem e vá devagar, apreciando o passeio.
Deixar de andar a 130 km/h e demorar para chegar é muito melhor que arruinar
sua vida e ir para uma cadeira de rodas ou um caixão
 

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